Como Alterar a Moeda e o Mercado da Minha Loja na Shopify?
Alterar a moeda da sua loja é simples e pode ser feito diretamente nas configurações da Shopify. Siga os passos abaixo:
1. Vá para as Configurações da Loja
- No menu lateral esquerdo do painel de administração, clique em "Configurações" (ícone de engrenagem) no canto inferior esquerdo.
2. Selecione a Opção 'Pagamentos'
- Dentro do menu de configurações, clique em "Geral".
3. Acesse as Configurações de Moeda
- Na seção "Exibição de Moeda", você verá a moeda atual de sua loja. Clique nos 3 pontinhos, e logo após em "Alterar moeda da loja" (ou "Change currency", se estiver em inglês).
4. Escolha a Nova Moeda
- Uma lista de moedas estará disponível. Selecione a moeda que deseja usar para sua loja.
5. Confirme a Alteração
- Após escolher a nova moeda, clique em "Salvar".
6. Altere o Fuso horário da loja
- Para que a operação fique correta no país novo, altere também o fuso horário da loja, escolhendo o fuso horário do país desejado.
8. Verifique se o seu tema atual aceita a nova moeda
- Muitos temas não aceitam alguns determinados tipos de moedas, se assegure que o tema que você está utilizando é compatível com a moeda escolhida. Caso não seja, faça a alteração do tema para um que aceite a moeda, para que as configurações funcionem 100%.
Após alterada a Moeda, é necessário acrescentar o Mercado do país que você irá vender. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
1. Vá para as Configurações da Loja
- No menu lateral esquerdo do painel de administração, clique em "Configurações" (ícone de engrenagem) no canto inferior esquerdo.
2. Clique em 'Mercados'
- Dentro do menu de configurações, clique na opção "Mercados". Aqui, você pode ver e gerenciar os mercados existentes para sua loja.
3. Adicione um Novo Mercado
- Se você deseja adicionar um novo mercado, clique em "Adicionar mercado".
- Uma lista de países estará disponível. Selecione os países ou regiões nos quais você deseja começar a vender. Você pode adicionar um único país ou múltiplos países de uma vez.}
4. Configurações de Preço e Moeda para o Novo Mercado
- Após adicionar o novo país ou região, você pode ajustar a moeda e os preços específicos para o mercado. Se você estiver vendendo para um país com uma moeda diferente, pode configurar uma moeda local para esse mercado.
- A Shopify também permitirá que você defina regras de preços personalizadas, caso queira ajustar os valores para esse mercado específico (como impostos ou tarifas locais).
5. Ajuste as Configurações de Frete
- Para o novo mercado, é importante configurar as opções de frete. Clique em "Frete" dentro da seção do mercado, e depois em "Ir para frete".
- Feito isso, você irá clicar em "Geral".
- Dentro do Geral, você irá clicar em "Adicionar zona de Frete":
- Você irá selecionar o país desejado em que você irá vender, e clicar em "Pronto". (No caso do print abaixo, o país é a Colômbia):
- Feito isso, o seu país aparecerá na tela do frete novamente, e agora vamos configurar as taxas de frete do novo país. Clique em "adicionar taxa", e na próxima tela configure as taxas de frete de acordo com a sua preferência:
- Clique em "Pronto". na outra tela, clique em "Salvar.
- O próximo passo e tornar o seu novo país desejado como o pais principal da sua loja. Para isso, volta para a aba "Mercados", clique no país desejado e dentro da opção do país, você vai clicar em "Inativo", e mudar a opção para ativo, logo depois clicar em salvar:
- Feito isso, volte para "Mercados" novamente, o seu país já estará nas opções dos países ativos. Agora vamos colocar o novo país como o país principal da sua loja. Para isso, clique novamente no país desejado, clique em "Mais Ações", e selecione a opção "Tornar mercado principal".
6. Ative os Métodos de Pagamento para o Novo País
- Em seguida, verifique os métodos de pagamento disponíveis para o novo mercado. Vá para "Pagamentos" nas configurações e adicione ou ajuste os gateways de pagamento que são compatíveis com o novo país.
7. Revise e Salve as Alterações
- Após configurar todas as opções para o novo mercado, clique em "Salvar" para concluir a adição do novo país e as configurações associadas.
8. Verifique a Exibição da Loja para o Novo País
- Após adicionar um novo mercado e país, acesse a sua loja e simule a experiência do cliente na região que você acabou de configurar. Verifique se as moedas, os preços e as opções de frete estão sendo exibidos corretamente.
Se você tiver alguma dúvida ou se algo não funcionar conforme o esperado, entre em contato com o suporte da Shopify para obter assistência.